segurança trabalho
2.1-Tecnólogo de segurança do trabalho
2.1.1conteudos estudados pelo tecnologo.
as organizações produtivas têm demonstrado interesse por um “novo profissional de Segurança do Trabalho” que seja formado em tempo hábil, que possua, acima de tudo, habilidades e um perfil de gestor e que tenha capacidade de elaborar programas contínuos que contemplem um sistema de gestão classificado como Integrado onde Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho possam estar no mesmo plano de importância, colocando a premissa de que o trabalho não deve ser apenas gerador de emprego e renda, mas principalmente possa contribuir com a promoção de uma melhor qualidade de vida da população trabalhadora, além de estar em acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.
2.1.2- campo de trabalho: o tecnólogo em segurança do trabalho tem como suas atribuições controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas; desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos; gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente; planejar empreendimentos e atividades produtivas e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho.
2.2. Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário
2.2.1. O que é NTEP? O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma metodologia que consiste em identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional. Com o NTE, quando o trabalhador contrair uma enfermidade diretamente relacionada à atividade profissional, fica caracterizado o acidente de trabalho. Nos casos em que houver correlação estatística entre a doença ou lesão e o setor de atividade econômica do trabalhador, o Nexo Epidemiológico caracterizará automaticamente que se trata de benefício acidentário e não de benefício previdenciário normal.
Com a adoção