Pedagogia
1.1 Segundo Karl Mark
A sociedade capitalista sempre seria imperfeita, consequentemente o único caminho para a superação dos problemas sociais seria a luta política para a construção de uma nova sociedade: O socialismo.
Se interessou pela relação existente entre a consciência das pessoas e a forma de se organizarem para transforma a natureza através do trabalho.
No capitalismo o trabalho se organiza de forma a dar origem à produção quase infinita de mercadorias. Aparência de nossa sociedade: Imenso depósito de mercadorias.
Conclui que para além da mercadoria e das relações de troca está à produção dessas mercadorias. Mark conclui que existem duas classes sociais básicas: de um lado os proprietários dos meios de produção e do outro os proprietários da força de trabalho.
Os proprietários da força de trabalho não têm outro recurso que não seja vender por salário a sua força de trabalho, que acaba por ser considerada também como mercadoria.
Com o capitalismo, a força de trabalho passa a ser considerada uma mercadoria que produz lucro para a classe empresarial.
Ao analisar a organização do trabalho no capitalismo, Mark descobriu uma contradição básica: a riqueza de alguns e devido à situação de exploração e pobreza que a imensa maioria está submetida.
Para Mark, a construção da nossa sociedade, com novas relações e instituições sociais só se daria a parti do movimento em que a classe trabalhadora, a mais prejudicada se organizasse e lutasse pelos seus direitos.
1.2 A ideologia e sua relação com a educação
Segundo Mark, para sobreviver, o ser humano transforma a natureza que o cerca e cria os bens materiais de que necessita. Assim, ao realizar trabalho, as pessoas passam a pensar e a desenvolver suas consequências para se comunicar, trocar idéias através de uma linguagem.
Para Mark, não é a consciência das pessoas que explica a sociedade, mais determinada maneira de se apropriar da natureza e