Movimento harmônico simples
Movimento Harmônico Simples (MHS)
Um dos comportamentos oscilatórios mais simples de se estender, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações é o Movimento Harmônico Simples (M. H. S).Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke (F = kX).
Um sistema conhecido que se comporta dessa maneira é o sistema massa-mola(veja a figura abaixo). Consiste de uma massa de valor m, presa por uma das extremidades de uma certa mola de fator de restauração k.
2 OBJETIVOS:
Estudar o Movimento Harmônico Simples (MHS) através do movimento oscilatório do sistema massa-mola e determinar a relação matemática entre as variáveis pertinentes do sistema.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAL UTILIZADO:
•Cronômetro digital;
•Pesos 50,5g;
•Tripé universal delta;
•Dinamômetro de 10N (K=20N/m);
3.2 METODOLOGIA EXPERIMENTAL:
2)Monte o esquema com o tripé universal delta, dinamômetro e inicialmente um peso de m=50,5g.
3)Faça oscilar e meça o tempo de 10 oscilações e determine o tempo (T)
.4)Repetir o experimento acrescentando 50,5g a cada repetição. 5)Determine a relação matemática entre as variáveis pertinentes: T=2π² mk.
6)Determine a constante elástica (K) da mola.
7) Determine o percentual de erro de erro |di| de cada K obtido.
4 TRATAMENTO MATEMÁTICO:
(OBS: são as contas e a tabela da folha. Se vc não tiver, posso fazer ou te passar depois do meu caderno scaniado.)
5 ANÁLISE DOS RESULTADOS:
(Obs: não entendi direito, mas acho que deve ser uma conclusão, um comparativo do que calculamos com os dados fornecidos pelo fabricante, no caso o K da mola)
6 CONCLUSÃO:
Concluímos que o período de oscilação depende da massa do corpo suspenso e da constante elástica da mola que o sustenta.