Pedagogia
O processo de alfabetização de uma criança é fundamental. Um estudante poderá carregar por toda a sua vida escolar problemas insuperáveis de leitura e escrita, originados de uma alfabetização deficiente. Grande parte deles, de uma ou outra forma, expressa a angústia de que a escola não os prepare suficientemente para progredir na vida, ter melhores oportunidades de emprego, entrar na universidade, seguir a carreira com que começam a sonhar.
Por este e outros motivos a importância de dois professores em sala de aula, vem para atender o aluno que tem maior dificuldade em aprender. O professor auxiliar vem para dar aquela atenção melhor para esses alunos. Tirando suas duvidas, ensinando com mais calma e tempo, atendendendo- os de maneira mais eficaz nas propostas, à medida que mais dúvidas podem ser esclarecidas e mais crianças ajudadas nas atividades. Neste intuito o professor, teria a capacidade de solucionar determinados problemas enfrentados pelos professores em sala de aula na tentativa de construir um trabalho em conjunto. Contando também com os alunos que são inclusão, que precisam muito de um auxilio maior. Para que este trabalho de certo o professor elabora a aula, o auxiliar se intera do assunto e juntamente com o professor interagindo e organizando as salas de aula com um numero de alunos que possibilite aos dois professores acompanhá-los individualmente e coletivamente organizar de forma flexível o tempo e o conteúdo escolar, permitindo contemplar programas e atividades diversificadas que atendam às necessidades dos alunos.
Os dois professores em conjunto sanarão as duvidas dos alunos o tempo todo quer seja corrigindo cadernos, tirando dúvidas, usando mecanismos para que o aluno seja incluído na mesma forma de aprendizagem, enfim estando presente o tempo todo. Tal fato explicita a necessidade de o professor estabelecer um manejo específico dentro da sala de aula, o qual é