Pedagogia
O texto: O sistema Educacional no Brasil antes e depois da implementação da LDB9394/96 trás uma minuciosa explicação sobre toda a evolução da área educacional do nosso país. De acordo com o texto a organização da escola e de seu currículo depende dos setores históricos, culturais e sociais. E para isso é preciso entender as iniciativas que são tomadas para a melhoria do sistema educacional brasileiro. Algumas dessas iniciativas foram: a criação do Ministério da educação em 1930, a reforma Francisco Campos de 1931, em 1942 a Reforma dos ensinos secundários e universitários com a criação da Universidade do Brasil e passando em 1945 a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Reforma Capanema.
Em 1961 surgiu então a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a Lei 4024/61 ou LDB/61sob influências de dois grupos distintos, os estadistas e os liberalistas, onde as idéias liberalistas representaram a maior parte dessas influências.
A LDB/61trouxe como principais mudanças a possibilidade de acesso ao nível superior para egressos do ensino técnico e a criação do Conselho Federal de Educação e dos Conselhos Estaduais, porém com sua demora para aprovação, outras leis surgiram logo em seguida, como a Lei 5540/68 com a criação do vestibular, a Lei5691/71 ou LDB/71 vindo a substituir a LDB de 1961.
Já em 1996 foi sancionada a Lei 9394/96 ou LDB/96, buscando reestruturar o sistema educacional brasileiro. Ela é considerada a lei educacional mais importante do país, pois com ela surgiram novos paradigmas para toda a área de ensino, dividindo em Educação Básica (educação infantil e ensino fundamental), Ensino Médio em três séries, Ensino Técnico sem ligação com o Ensino Médio e o Ensino Superior. Além dessa divisão de ensino surgiram também: os PCNs para Ensino Médio, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Proposta Curricular do estado de São Paulo.
Quando se trata de educação, o