Ti, uma linguagem sem misterios
Este texto tem por objetivo socializar algumas reflexões sobre a importância da comunicação no processo de formação e atuação dos profissionais de TI, bem como conscientizar os envolvidos de alguma forma nesta área sobre a necessidade de se obter os conhecimentos necessários, e a importância da aplicação de tais conhecimentos para sua carreira profissional.
É incontestável a importância que a comunicação está acentuada neste momento caracterizado pela Era do Conhecimento. Como informa Vanoye (1987), existem várias formas de comunicação: o homem se comunica pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, pela internet, entre tantos outros que marcam esta era da informação.
A internet, com menos de um quarto de século de existência, penetrou de maneira impressionante todas as esferas da atividade humana. Ela despertou interesse de muitas áreas do saber, propiciando o surgimento de novas formas de expressão e o desenvolvimento de novas formas de comunicação.
Visando obter um resultado satisfatório na formação dos novos profissionais da área de TI, muitas instituições de ensino superior do país vêm adequando cada vez mais suas matrizes curriculares. Além de uma formação técnica voltada à realidade do mercado de trabalho, essas instituições de ensino estão enfatizando o aprimoramento do ensino das disciplinas relacionadas à comunicação. Essa nova mentalidade presente na comunidade tecnológica tende a aumentar gradativamente diante do fato de que o atual profissional da área de TI deve ter, ainda em sua fase de aprendizagem e formação acadêmica, a capacidade de desenvolver as habilidades necessárias para uma formação de excelência.
A obtenção do conhecimento técnico é fundamental nesta área de atuação, entretanto, a necessidade e a importância de uma comunicação eficiente, neste ambiente, são essenciais. O domínio dessa habilidade, bem como o desempenho do ato comunicativo de forma consciente, será sem dúvida, o