pedagogia
O desenvolvimento do currículo contempla novos saberes e reelaborasses de conhecimentos constituídos em redes, com seus significados, sentidos, lógicos técnicas,que influenciam a construção de propostas educacionais e de encaminhamentos específicos para o contexto escolar.A integração das disciplinas escolares, superando a visão fragmentada do conhecimento, é uma das funções do currículo, que contribui para a compreensão da realidade em suas variadas dimensões e para formação de alunos críticos e reflexivos.
É preciso ter clareza das metas que queremos perseguir. Mas isto não significa definir a priori o caminho que será percorrido. O caminho se faz ao andar. Nossas utopias educacionais desempenham um papel muito grande durante todo o processo e aí vejo a necessidade de que se vá definindo objetivos menores para as situações de ensino-aprendizagem que vão sendo planejadas.
É preciso que o professor se pergunte como tornar importante e única cada atividade, cada tarefa, cada proposta para a vida de seu aluno. Como instalar de fato no alunos aqueles ideais amplos e generosos discutidos nas primeiras reuniões de planejamento.
É preciso que o educador tenha sempre presente para si que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação. Essa percepção irá orientar a maneira de trabalhar os conteúdos, não apresentando-os fechados e acabados. Isso significa trabalhar com os