Pedagogia
Os estudos (PORTO, 2005; COELHO, 2005; NJAINE, 200) mostram que a maioria dos programas e propagandas exercem um forte apelo sobre o jovem, uma vez que de acordo com Calligaris (2000) o adolescente é visto como um excelente mercado consumidor, impelido ao consumo de bens e serviços impostos pelo padrão da sociedade atual. Além disso, a mídia influencia o adolescente por meio de imagens de violência, sensualidade, uso de drogas lícitas, etc.
Segundo Porto (2005) os jovens mantêm forte relação com a TV, a qual supre carências e necessidades, bem como servem de modelos e referenciais para sua vida. Assim, este estudo visa analisar as percepções dos jovens do Colégio Maestro Waldemar Henrique acerca de como eles interagem com a mídia e como se apropriam de suas mensagens.
A partir daí, busca-se discutir com a juventude a influência que a mídia exerce sobre seus valores, opiniões e atitudes, além de analisar as imagens passadas desses jovens e os temas mais recorrentes sobre juventude que são tratados nos programas de TV. A construção de um projeto político pedagógico na escola é de suma importância, uma vez que segundo Veiga (2002, p.2) “significa resgatar a escola como um espaço público, lugar de debates, do diálogo fundado na reflexão coletiva”.
Deste modo, por meio de um projeto que discuta mídia e juventude objetiva-se questionar as mensagens, avaliando o que se vê e ouve na TV além de proporcionar aos jovens a formação de uma consciência