Pedagogia
A INDÚSTRIA CULTURAL se resume no fato de que a cultura é parte do capitalismo que nos força mesmo que não percebamos a consumir algo que a publicidade nos mostra e nos encanta criando um paralelo entre nós e o objeto ou coisa, passa a idéia de que temos que comprar algo porque todas as outras pessoas possuem, ou porque é algo na moda, quando na verdade deveríamos possuir porque nos agrada e nos satisfaz.
A Indústria Cultural é uma das variáveis presentes no meio escolar que cada dia ganha mais espaço nas áreas sociais. A Educação Brasileira tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas para descobrir os seus problemas e também solucioná-los. Este trabalho procura revelar pequena parte da escola na sua imanência para que possa levantar alguns pontos para a reflexão dos educadores e interessados na educação brasileira.
Segundo Otaiza de O. Romanelli(1986, p.23) a educação brasileira é marcada por desníveis e por isso, a ação educativa se processa de acordo co a compreensão que se tem da realidade social em que se está submerso, onde nesse processo, dois aspectos se distinguem: o gesto criador – que quer dizer que o homem está no mundo e com ele relacionando-se podendo transformar-se e transformando; e o gesto comunicador – que o homem executa, age e assim transmite a outros o resultado der sua experiência, e desta forma, quando o homem se transforma aceitando o desafio que aceita e que vem do meio para o qual volta a sua ação, o homem se educa.É, portanto no campo das relações e transformações sociais que caminharemos no desafio de descobrir o que acontece na escola, que permite ao nosso aluno este exercício de se educar.
Existem no meio educacional camada dominantes, que para satisfazer seus próprios interesses, organizam o ensino de forma fragmentada, e com isso a história da Educação está marcada por momentos em que, por puro interesse da burguesia sofremos transformações no nosso sistema escolar, com o único