Pedagogia
Será abordada através desta pesquisa a importância da brinquedoteca no ambiente escolar, como espaço mediador da aprendizagem. Considerando a brinquedoteca como espaço voltado as brincadeiras como função lúdica não diretiva e interventiva na ação docente. O espaço da pesquisa realizada foi a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de São José da Tapera (AL). Na atualidade existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários á pratica do brincar no ambiente escolar, as discussões sobre o tema apontam para a necessidade da criação de diversas brinquedotecas no município, isso se justifica pelo fato de oferecer situações lúdicas e recreativas num espaço diferenciado, uma oportunidade para a criança vivenciar novas experiências e descobertas, pois é brincando que a criança, inventa, aprende, negocia, interage, ganha ou perde, e ainda lhe confere habilidades por ela já vivenciadas no mundo real.
A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira e a sua criação é um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança, que assim aprende de forma mais harmoniosa e prazerosa.
As sucessivas reformas educacionais e a importância de politicas publicam descontextualizadas da realidade escolar depreciaram importantes áreas de conhecimento de forma incisiva na formação do ser humano, havendo uma desumanização do ambiente educativo, da escola e das estruturas educacionais do nosso país. E assim, o brincar sofreu consideráveis degradações, sendo consideráveis degradações, sendo conceituado como algo inútil, carregado de preconceitos impostos pela sociedade capitalista. “A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos ás atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)”.
Apesar dos avanços tecnológicos e a modernidade, a educação ainda não superou a mecanização do saber,