pedagogia
Uma realidade vivenciada em nossa educação hoje é a fragmentação do trabalho docente que transforma o professor em mero executor daquilo que é pensado na academia pelos especialistas, numa visão taylorista do ensino.
A autonomia docente na elaboração e aplicação dos objetivos e conteúdos do ensino encontra terreno fértil no ambiente da escola democrática, onde sua atuação é reflexiva e participativa. Como o educador-gestor pode contribuir para a realização desta proposta que busca a autonomia e valorização do professor?
Buscando parcerias com especialistas de renome para uma palestra, no início do primeiro semestre, visando orientar as ações didáticas dos professores na escola.
Racionalizando a organização da escola, com ênfase em aspectos como produtividade, competência e eficiência.
Atribuindo ao coordenador pedagógico a responsabilidade de fiscalizar a elaboração dos Planos de Ensino, a partir de metas e ações determinadas pela lei específica.
Promovendo momentos de avaliação, aplicados por grupos estratégicos, para controlar a qualidade dos resultados alcançados.
Incentivando e organizando na escola momentos e oportunidades de formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.
esse roteiro você estudou que Mares Guia (2002), apresenta algumas prioridades do gestor que procura exercer o estilo adequado de liderança. Quanto a essas prioridades, assinale a alternativa incorreta:
A-( ) A definição e divulgação, mais clara e ampla possível, do foco da escola é uma tarefa secundária do diretor, pois não provoca forte impacto no desempenho dos alunos.
B-( ) Promover a criação e o melhoramento contínuo de sistemas eficientes de trabalho.
C-( ) Integrar a escola com as classes e com cada aluno.
D-( ) Instituir o uso regular de sistema de informação e análise.
E-( ) Definir claramente o foco da escola, atuando como