O Inferno de Dante
Dante Alighieri nasceu em Florença, uma região destacada e rica da Itália, em uma época de conflitos políticos e religiosos. Era governada, desde 1115 por uma comuna medieval autônoma, e por isso estava mergulhada em lutas internas. Em 1257 a cidade foi dividida em uma rivalidade política de facções lideradas pela Vieri de 'Cerchi e Corso Donati. Estas lutas levaram ao exílio dos guelfos brancos, um dos quais participantes era Dante Alighieri.
Na Idade Média, o território da Toscana tomou seu aspecto urbanístico atual. A atormentada ortografia e as atribulações políticas contribuíram para um padrão de ocupação territorial composto por vários centros pequenos nas colinas, ao passo que as principais cidades desenvolveram-se ao longo dos rios, ou no litoral. Ademais, todo o território estava pontilhado por fortalezas e castelos. A Toscana, mais que em outros lugares, sempre apresentou uma densa sensibilidade para a arquitetura, que resultou na melhor preservação de tão rico patrimônio, e que estaca suas raízes na mesma cultura que propiciou o florescimento de tantas correntes artísticas e que deu origem à língua italiana, cujo Dante é considerada pai graças audácia de escrever no dialeto toscano.
Dante Alighieri viveu em um período de transformação filosófico, artístico, literário religioso e científico. Compreendendo, grosso modo, a transição do período Medieval para a Idade Moderna. Dante viveu no predomínio do período gótico - 1200, criticando, denunciando e expondo o período medieval e alvorecendo idéias renascentistas em suas obras.
Dante Alighieri
Um verdadeiro poeta, filósofo, político e “pai da língua italiana”, Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265, no século XIII e morreu de malária em Ravenna em 1321, no século XIV aos 56 anos de idade. Dante viveu com intensidade e coerência, pois lutou na Batalha de Campaldino, defendeu os ideais dos Guelfos Brancos, que respeitavam o papado, mas se opunham à sua interferência na