PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
ALUNA: Tânia Regina Lanza Cardoso CURSO: Pedagogia – EAD PERÍODO: 2º
Questões para debate – Educação Brasileira – Atividade 1
1) A Companhia de Jesus foi enviada ao Brasil com o intuito de catequizar os nativos (índios) presentes no Brasil recém-descoberto. Além disso, tinham como objetivo fundar colégios e converter colonos em “soldados de Cristo”.
2) Inicialmente, empenharam-se em aprender a língua Tupi, para comunicarem-se mais facilmente com os índios. Dessa forma, aproximaram-se e conheceram seus costumes, sua religião, facilitando a conversão desses à doutrina católica. Além disso, estabeleceram-se próximos das aldeias indígenas, e utilizavam todo meio de se comunicar e expressar como ferramenta para a disseminação da prática cristã. Através da fundação das escolas primárias e secundárias, da criação do Teatro de Anchieta, bem como dos sermões, a catequização tomou força e ganhou êxito.
3) Do ponto de vista de Saviane, durante esse período, os jesuítas exerciam grande domínio sobre o universo educacional, implantando suas crenças e métodos de forma enraizada à forma de educar, ao conteúdo transmitido durante o ato educativo.
4) “Ratio Studiorum” trata-se de uma espécie de manual pedagógico criado para organizar o ensino nos colégios jesuítas. Composto de 467 regras, é oriundo de ideias militares do fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola.
5) Converter à fé cristã os colonos e nativos do Brasil, uma vez que segundo sua doutrina, somente dessa forma o homem obtém a salvação.
6) Diferenças entre o governo e a Companhia de Jesus motivaram o Marquês de Pombal a expulsar os jesuítas das terras brasileiras. A Companhia detinha de muito prestígio e poder no Brasil, e isso não o agradava. Como consequência o país ficou desestruturado do ponto de vista educativo, uma vez que não havia nenhum outro modelo ou estrutura educacional além do estabelecido