pedagogia
Este trabalho tem como foco mostrar os tipos de tomada de decisão e seus estilos e de que forma estes podem auxiliar no alcance dos objetivos da organização. Para tanto o estudo proposto neste trabalho utilizou de conceitos teóricos e pesquisa bibliográfica sobre o processo de tomada de decisão. Para se tomar uma decisão não basta saber o que se quer, mas é necessário existir alguns fatores para alcançar o objetivo estabelecido, fatores tais, como: análise o objetivo e avaliação dos procedimentos possíveis para alcançar o mesmo. Inclusive a falta de planejamento faz a pessoa tomar decisões erradas, agindo única e exclusivamente pela compulsão sem analisar os fatores de risco, sem considerar os resultados das decisões anteriores.
Decisões programadas e não programadas são decisões que podem ser entendidas como um sinônimo para administrar.
Para se tomar uma decisão deve se avaliar duas ou mais alternativas caso o contrário não haverá o que decidir e isso deve ser feito com racionalidade e consciência para que se escolha a opção que apresente o resultado desejado ou mais próximo dele.
Como sabemos que o papel de todo gestor é tomar decisões que busquem as melhores alternativas para que a empresa continue a crescer, é que muitos administradores são voltados paras as práticas do processo decisório, pois desta forma, os objetivos traçados pela empresa são discutidos. A tomada de decisão envolve riscos e incertezas no ambiente organizacional que exige, por parte de gestores e dos grupos de profissionais nas mesmas, um conjunto de competências e habilidades tanto de métodos quantitativos, quanto de técnicas qualitativas para avaliação das alternativas e escolha das mais desejáveis em termos econômicos e/ou sociais.
As informações derivadas do teste-piloto, chamadas de feedbak, serão utilizadas para fazer ajustes antes da implementação plena da solução selecionada para o problema.
1 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NOS NEGÓCIOS
O processo da