Ciclos Biogeoquímicos
Ciclo da Água:
A água presente na superfície terrestre junto com a transpiração de plantas e animais sofre evaporação passando para atmosfera na forma de vapor, quando chega a grandes altitudes o vapor d’água condensa formando nuvens; caso essas nuvens sofram uma variação de temperatura ou de pressão o vapor d’água precipitara em forma de chuva ou neve. Essa água escoa pela superfície da terra para rios, lagos, lenções freáticos ou é absolvida pelos seres vivos, que liberaram a agua novamente na evapotranspiração, o que reiniciará o ciclo.
Nesse ciclo o homem anda interferindo muito graças a impermeabilização dos solos causada pelas varias construções e rodovias, o que acaba provocando uma falta no reabastecimento dos lenções freáticos e enchentes nos rios.
Ciclo do Nitrogênio:
O nitrogênio é muito abundante na atmosfera, na forma de N2, porém poucos seres são capazes de absolve-lo nessa forma, mas graças a um processo denominado fixação de nitrogênio realizado por bactérias amonificantes , algas azuis e fungos são capazes de converter o N2 em NH3(Amônia), que fica retida no solo. Bactérias Nitrosomonas convertem a amônia do solo em Nitrito num processo chamado de nitrasação. O nitrado posteriormente é convertido em nitrato pelas bactérias Nitrobacter, num processo chamado de Nitração; o nitrato é absolvido por animais e plantas que liberam novamente a Amonia, que dessa vez o nitrato pode ser absolvido por bactérias pseudômonas que convertem o nitrato em nitrogênio gasoso (N2), reiniciando o ciclo.
O homem interfere no ciclo do nitrogênio a partir da utilização de agrotóxicos que poluem o solo matando as bactérias, ou também aumentando a quantidade de nitrogênio no ambiente deixando ele supersaturado.
Ciclo do Carbono:
O carbono é liberado na forma de gás carbônico (CO2) pelo processo de respiração, pelos automóveis, pelas indústrias, entre outros. Esse CO2 é absolvido pelas plantas