Multiplex
Turma: 6831-3v
Curso: Telecomunicações
Disciplina: Sistemas em Telecomunicações
Professor: Júlio Pinheiro
Multiplex Analógico e Digital
Introdução
Neste trabalho, irei explicar o que é, e como funciona o Multiplex
O começo esta aqui para você ter uma ideia do que será apresentado mais a frente:
Um multiplexador. multiplexer, mux ou multiplex é um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e a inconveniência de utilizar as funções de multiplexação/demultiplexação. Numa analogia física, consideremos o comportamento de viajantes que atravessam uma ponte com largura pequena, para atravessarem, os veículos executarão curvas para que todos passem em fila pela ponte. Ao atingir o fim da ponte eles separaram-se em rotas distintas rumo a seus destinos.
Em eletrônica, o multiplexe combina um conjunto de sinais elétricos num único sinal elétrico. Existem diferentes tipos de multiplexes para circuitos analógicos e digitais.
A ideia fundamental nos sistemas multiplex é permitir a otimização da utilização dos meios de transmissão e, no caso dos sistemas por satélite, o meio comum a ser compartilhado corresponde aos transpondes. Existem diversas técnicas associadas à multiplexação, entre as quais se destacam a multiplexação por divisão de frequências e a multiplexação por divisão de tempo. Além disso, o processo de multiplexação deu origem ao compartilhamento usado nos métodos de acesso e que também visam otimizar a utilização dos recursos dos satélites.
Como funciona o Multiplex?
Multiplexar é enviar um determinado número de canais através do mesmo meio de transmissão. Os dois tipos mais utilizados são: multiplexação por divisão de frequências (FDM) e multiplexação por divisão de tempo (TDM).O objetivo básico para