Pedagogia
O presente trabalho apresenta registro de observações sobre a contribuição do pedagogo no espaço educativo e sua importância para o processo de democratização da escola pública.
Oportuniza um estudo sistemático sobre o relacionamento interpessoal entre os atores da comunidade escolar ao mesmo tempo que promove a reflexão e o fortalecimento da prática educativa e do trabalho coletivo.
O propósito argumentativo do autor é promover uma reflexão extremamente relevante entre os envolvidos e interessados na ação educativa. A E.M Albert Sabin instituição de educação possui uma pedagoga que exerce sua função de forma transparente.
A abordagem sobre o desenvolvimento da criança e o significado que as atividades manifestam para cada uma delas faz parte da idéia principal do texto, seguida da conquista do conhecimento como resultado das interações entre o sujeito e o objeto .Vygotsky e seu conceito é o ponto de partida de toda discussão pois sua visão sobre o desenvolvimento humano é fundamentado em processos interativos.E é através de interações entre aluno e pedagogo que a compreensão sobre o trabalho pedagógico adquire significado para as crianças.
È apontado com transparência a função dos principais atores imiscuídos na educação, os caminhos que os mesmos tomaram nas últimas décadas e resume de forma concisa os entraves e as novas práticas educativas,bem como a necessidade de preparar o professor para também educar. O pedagogo, parte integrante do corpo docente e ator ativo da ação educativa desta unidade escolar possibilita e favorece a construção de intervenções significativas durante o processo de aprendizagem.
João Carlos Martins revela sua intenção de discutir a ação docente e sua capacidade de promover interações na sala de aula, a criticidade de suas palavras propõe um debate sobre o homem e as relações que o mesmo estabelece com os outros desde criança até tornar-se