Engenharia economica
Curso de Engenharia Elétrica
ENGENHARIA ECONOMICA Márcio Miguel do Nascimento – RA – 1104273088
Série-3B
Brasília
2012
series em gradiente aritméticos 1. Introdução
Quando uma proposta de investimento é financiada em parte ou totalmente por capital de terceiros, é importante estudarmos as maneiras mais comuns de quitação da dívida, ou seja, calcular o serviço da dívida que é composto de amortização do principal e dos juros sobre o saldo devedor.
Como existem inúmeros livros de Matemática Financeira que ensinam como amortizar uma dívida pelo SAC, iremos apresentar no presente trabalho apenas a planilha de amortização pelo SAC, com o objetivo de deduzir, por meio dela, três fórmulas, as quais não se encontram em nenhum livro de Matemática Financeira, para calcular o valor atual, a taxa de juros e o número de prestações por meio de uma calculadora de "feirante" (maquinazinha que efetua apenas as quatro operações elementares da aritmética).
2. Sistema de Amortização Constante
Esse sistema é amplamente utilizado no setor de imóveis e no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), nas operações de financiamento para aquisição da casa própria.
O SAC consiste num plano de amortização de um empréstimo em prestações periódicas e decrescentes em progressão aritmética (PA), dentro do conceito de termos vencidos, em que o valor de cada prestação é composto por uma parcela de juros e outra de amortização.
Uma sucessão de valores crescentes segundo uma razão constante é chamada em Engenharia Econômica de SérieGradiente.
Esta razão de crescimento constante é conhecida como oGradiente da série.
Em Engenharia Econômica também ocorrem fluxos de caixa