Pedagogia
· Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.
· Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.
· primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.
· A aprendizagem é um processo construído internamente.
· A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
· A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.
· Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
· A interação social favorece a aprendizagem.
· As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.
Para Piaget, a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.
Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.
A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.
Considera, ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação (crescimento biológico dos órgãos), exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos), aprendizagem social (aquisição de valores, linguagem,