Pedagogia
PROPOSTA CURRICULAR (Ensino de Língua Portuguesa)
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A escola para o povo só tem sentido numa nova forma de organizar a sociedade. Não é possível fazer uma escola para todos dentro de uma sociedade para alguns! Ou seja, a democratização da escola precisa ser acompanhada de um novo projeto social, que supere a exclusão. (Celso dos S. Vasconcellos, Para onde vai o professor?)
EMENTA (PROGRAMA PARA O CURSO DE MAGISTÉRIO — 3ª E 4ª SÉRIES) Interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas: estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem, organização sócio-espacial — dimensão lingüística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessas relações.
PRELIMINARES O que significa trabalhar com linguagem com futuros professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental? Esta questão diz respeito, inicialmente, ao sentido que este trabalho deve ter, tendo em vista o atendimento de um conjunto de pessoas cujos direitos estão garantidos pela Constituição Federal de 1988. Tratando-se da Educação Infantil, ou seja, aquela que é dirigida às crianças desde o seu nascimento até os seis anos de idade (período correspondente ao atendimento em creche e na pré-escola), pode-se dizer que sua finalidade é precipuamente social: deve promover o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança, em complementação à ação da família. A formação específica para atuar nessa área, de modo a promover a melhoria da qualidade do atendimento, só pode ser garantida em curso de Ensino Médio no mínimo, da mesma forma que o exige o atendimento às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso de Ensino Médio com essa responsabilidade deve, portanto, refletir tal necessidade em sua programação, propondo conteúdos apropriados a toda essa etapa da educação, que é fundamental para a continuidade harmoniosa