Pedagogia
Docente: Edilaine Vagula – Pedagogia / UNOPAR
Introdução:
O objetivo deste trabalho é conhecer estratégias para atuação junto ás crianças com necessidades educacionais especiais, conforme o documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ressaltando que para haver a inclusão é necessário um atendimento educacional especializado para todos os alunos que dele necessitem.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Conforme o RCNEI a escola inclusiva é aquela ligada à modificação da estrutura, do funcionamento e da resposta educativa que se deve dar a todas as diferenças individuais, inclusive as associadas a alguma deficiência.
Com esta lógica da melhoria do ensino, tratar sobre o processo de inclusão social em torno da educação é mais uma oportunidade para discutir a importância do direito a ter direito. Este que, para as pessoas, principalmente aquelas com deficiências, têm assegurado.
A integração da criança deficiente na escola deve fazer parte dos objetivos de todos os profissionais que trabalham com essas crianças, na medida que o ambiente escolar lhe permite a experimentação de uma diversidade maior de atividades. Estas promovem o desenvolvimento global da criança, o aprimoramento de habilidades e capacidades, a superação de dificuldades e a descoberta de que é parte integrante e atuante de uma sociedade. Também, possibilita à criança normal aprender que o ambiente social é constituído de diferentes pessoas, com diferentes características e que estas diferenças devem ser respeitadas.
O desafio da educação especial brasileira é a implantação de uma educação de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação e que reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional.
Enquanto a escola se coloca como espaço privilegiado para o