Pedagogia
Academico: Fernanda Lado Vieira López
Profª. Dagmar Beuter do Prado Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia (Ped00239) – Sociologia
19/05/2011
Resumo
Buscaremos entender quais são os princípios e práticas deste Método, Paulo Freire não propos um método entre outros. Tratar-se muito mais de uma Teoria do Conhecimento do que de uma metodologia de ensino, muito mais um método de aprender que um método de ensinar. Consiste num método de alfabetização para adultos. Esse vai além da simples alfabetização. Propõe e estimula a inserção do adulto iletrado no seu contexto social e político, na sua realidade, promovendo o despertar para a cidadania plena e transformação social. É a leitura da palavra, proporcionando a leitura do mundo.
Palavras- Chave: Método. Alfabetização. Palavras.
1-INTRODUÇÃO
O Método de Alfabetização de Paulo Freira consiste numa proposta de alfabetização para adultos, criado pelo educador Paulo Freire. O método foi criado em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas 40 horas de aula e sem cartilha. Freire criticava o método tradicional que utilizava cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denominava como linguagem de cartilha.
O objetivo do método de Paulo Freire é utilizar o saber da comunidade do educando como máteria prima para o ensino. é aprender apartir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele. A educação é vista como um ato de conhecimento e transformação social. A educação popular pode ser aplicada em qualquer lugar, mas é