Hemisfério norte e sul
Abordaremos neste trabalho alguns dos fatores relevantes para a questão da pobreza no hemisfério sul e riqueza no hemisfério norte, para isso foi realizada uma pesquisa com o foco em alguns acontecimentos no passado na época da colonização
Nosso objetivo neste trabalho é identificar a questão do norte ser mais rico que o sul e até onde essa é a realidade atual, assim como suas causas e o que poderia ser feito para mudar isso.
1. SISTEMA COLONIAL
Entende-se por sistema colonial, o conjunto de re¬lações de dominação e subordinação envolvendo metró¬poles e colônias durante a Época Moderna; essas relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. Originando-se da expansão ma¬rítima e mercantil européia, em meados do século XVI, o sistema colonial mercantilista, também denominado Sis¬tema Colonial Tradicional, estendeu-se até o século XVIII, quando entrou em crise.
1.1 AS ÁREAS METROPOLITANAS
Eram o centro do Sistema Colonial as metrópoles eu¬ropéias que, independendo da gradação, participaram das navegações e das descobertas - Portugal, Espanha, Ingla¬terra, França e Holanda -, disputando e estabelecendo áreas de influência na América, na África e na Ásia. Como centro dinâmico da acumulação capitalista, eram também áreas de emanação das decisões políticas, administrativas, econômicas e outras, constituindo-se, portanto, em pólos de dominação.
1.2 AS ÁREAS COLONIAIS
Correspondiam à periferia do sistema - porções terri¬toriais da América, África e Ásia, onde se localizavam as colônias e as feitorias. As primeiras, no continente ameri¬cano, operavam na esfera de produção especializada de gêneros para o mercado. As feitorias - típicas da África e da Ásia - operavam basicamente na esfera das trocas de mercadorias.
As colônias se concentravam na produção especia¬lizada de determinados gêneros para o mercado externo, principalmente, de produtos tropicais que