Pedagogia
A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca a todos nós, educadores, o grande desafio de estar atento ás diferenças econômicas, sociais e raciais e de buscar o domínio de um saber critico que permita interpretá-las.
Nessa proposta educacional será preciso rever o saber escolar também investir na formação do educador, possibilitando-lhe uma formação teórica diferenciada da eurocêntrica. O currículo monocultural até hoje divulgado deverá ser revisado e a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas. E a escola terá o dever de dialogar com tais culturas e reconhecer o pluralismo cultural brasileiro.
A realidade que enfrentamos hoje é perversa. Olhamos crianças miseráveis pelas ruas das grandes cidades, vemos pela TV e jornais o sofrimento de crianças afegãs, meninas sendo prostituídas, massacres que transformam a segurança dos poderes em insegurança para todos nós. Ninguém exige respostas para tantos acontecimentos, mas de todos nós exigem um comprometimento pessoal por uma humanidade mais justa e solidária. Curiosamente sempre estamos procurando um culpado por todos esses problemas, Além, disso podemos observar nos nossos cotidianos flagrantes e atitudes preconceituosas nos atos, gestos e falas. E, como não poderia ser diferente, acontece o mesmo no ambiente escolar.
Nos, como educadores temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos da dominação cultural, econômica social e política, ampliando os nossos conhecimentos