Locação de offsets
A Locação de Offset’s pode ser feita através de 2 métodos: Analítico: exige uma densidade de pontos muito grande para que não se tenha problemas na implantação do talude. Muito utilizado em projetos para previsão de off-set e pouco utilizado em campo.
Tentativas: muito utilizado, pois é fácil de se implantar em campo e as ondulações do terreno não levantadas não prejudicam a precisão da locação.
ANALÍTICO Visualizando uma seção transversal, produz-se a interseção de retas composta pelos pontos do terreno, o bordo projetado e o talude, num sistema de coordenadas onde o X é a distância e o Y a cota. Num ambiente CAD é simples de se resolver com comandos de desenho e extensão de linha. Depois basta consultar a distância e a cota do ponto.
Método que merece atenção, principalmente em terrenos ondulados e acidentados, pois qualquer diferença entre o terreno levantado e o real produzirá imperfeições na marcação do talude. Estas diferenças podem ser oriundas por falha no levantamento, alterações do terreno entre o levantamento e a execução e até mesmo pela limpeza feita no terreno para a remoção de camada vegetal, como mostra a figura abaixo. No caso do estaqueador verificar que existe falhas no projeto , por um levantamento incompleto , esse ponto deverá ser novamente locado , e assim , serão feitos os ajustes necessário para o melhoramento do projeto .
Após os cálculos terem sidos finalizados pelos projetistas , os mesmos criam uma tabela de coordenadas para serem locadas em campo .
Com o auxilio de um GPS , os estaqueadores , marcam os pontos a serem locados a partir do projeto .
TENTATIVAS Este método é utilizado apenas para a locação em campo. O nome Tentativas se deve ao fato de “tentar” adivinhar o ponto e verificar se o talude está com a inclinação correta ou não. Como este método é feito em campo e em tempo real, o cálculo é fiel ao terreno. É o mais utilizado devido a sua simplicidade. Ao locar o