Curvas tim
Plano de aula Tópicos: • Locação de curvas circulares simples • Desenvolver a lista de exercícios
Locação de Curvas Circulares Simples
INTRODUÇÃO Na locação de uma curva circular é frequente a necessidade de se determinar valores de deflexão da curva para arcos fracionários, não coincidentes com os valores inteiros de 5,00 m, de 10,00 m ou de 20,00 m. Visando facilitar o cálculo de deflexões para os arcos fracionários, define-se a deflexão por metro (dm) como sendo o valor da deflexão para a corda de 1,00 m, calculando o seu valor, de forma simplificada, em proporção direta ao da deflexão correspondente à corda inteira. Ou seja, sendo dc o valor da deflexão para uma corda c, o valor da deflexão por metro (dm) é aproximado por:
2
1
10/24/2012
Locação de Curvas Circulares por Deflexão
Normalmente, para a locação da curva no campo, usamos o chamado processo das deflexões.
3
Locação de Curvas Circulares por Deflexões Sucessivas
A deflexão sucessiva é aquela correspondente a cada estaca isoladamente, ou seja, é o ângulo que a visada a cada estaca forma com a tangente ou com a visada da estaca anterior. A primeira deflexão sucessiva (ds1) é obtida pelo produto da deflexão por metro (dm) pela distância entre o PC e a primeira estaca inteira dentro da curva (20 - a), de acordo com a expressão: De modo análogo, a última deflexão sucessiva (dsPT) é calculada multiplicando a deflexão por metro (dm) pela distância entre o PT e a última estaca inteira dentro da curva: As demais deflexões dentro da curva (entre estacas inteiras) são calculadas pela expressão:
4
2
10/24/2012
Locação de Curvas Circulares - Deflexão Acumulada
Estas deflexões são referidas sempre em relação à tangente e apresentam valores acumulados das deflexões sucessivas. Admitindo-se que os pontos PC e PT sejam estacas fracionárias (caso mais comum), temos para as deflexões acumuladas (da) os seguintes valores:
...
5
Caderneta de Locação da Curvas