Pedagogia
Curso: Pedagogia – bloco VI
Disciplina:Lúdico e Educação
Docente: Lucia Pinto
Discente: Valdenira Valdelice Cunico da Silva
ESTUDO DO TEXTO: LUDICIDADE COMO CIÊNCIA
O termo paradigma significa um modelo mental, que gera teorias para descrição, compreensão e interpretação da realidade. Sustenta-se em: crenças, atitudes, valores etc.
Com esta abordagem, situamo-nos dentro de uma perspectiva racionalista, que alguns denominam também de positivistas. São modelos que procuram descrever, compreender e interpretar a realidade a partir da quantificação de dados, servindo-se de modelos matemáticos para realizar intento. Os que se contrapõe à quantificação são denominados de naturalistas, ou seja, são os que acreditam que as investigações de conte qualitativo podem elucidar questões que os modelos racionais não conseguem penetrar.
Segundo o autor é uma questão que começa a ser discutida e que merece reflexão de todos aqueles que atuam no campo das ciências, principalmente das ciências sociais, já que é nela onde se busca grande parte do alimento que nos ajuda a pensar o campo educativo.
Este autor sustenta que um conhecimento objetivo imediato é, por princípio, subjetivo, uma vez que, ao considerar a realidade como um bem, ele oferece certezas prematuras que, em vez de ajudar, entravam no conhecimento objetivo. Bachelard diz, ainda, que seria engano pensar que o conhecimento quantitativo escapa, em princípio, aos perigos do conhecimento qualitativo, já que a grandeza não é automaticamente objetiva.
Deve primeiro conhecer os princípios, as diferentes abordagens e os caminhos que se pode percorrer para se estudar um determinado fenômeno.
Foi entre os dias 24 e 29 de agosto do ano de 1975 que ocorreu o 1º Encontro Nacional sobre o Lazer, cultura, recreação, educação física, na cidade do rio de Janeiro, realização do SESC/SESI. Com o patrocínio do Ministério do Trabalho.
Este evento teve muitos significados