Pedagogia
Sabe-se que a criança aprende muito mais rapidamente quando brinca. Por isso, brincar é importante para seu desenvolvimento integral.
A criança desenvolve também varios valores, como solidariedade, compreensão e respeito pelo trabalho que realizam diferentes pessoas, já que o material lhe permite compartilhar, construir e dialogar com seus companheiros. Ao mesmo tempo, ela é ensinada a respeitar a vivência de cada um no grupo em que está.
As crianças querem trocar, provar, olhar e escutar tudo, aprendem experimentando diretamente o material e realizando com este uma das aprincipais atividades em sua vida: a brincadeira. Toda criança necessita brincar assim como necessita viver, essa necessidade de brincar é o que a distingue do aldulto.
As crianças swe relacionam mais com seus pares, desenvolvendo dessa formaa soliciabilidade, o trabalho em gupo na elaboração de projetos ajuda a desenvolver a auto estima. Assim os meninos e as meninas necessitam construir progressivamente sua autonomia, sua capacidade, de desenvolver problemas e de atuar com firmeza perante si mesmos e perante grupos sociais aos quais pertencem.
Outro fato é a necessidade de se comunicar, que é muito forte para a criança, elas criam com facilidade histórias reaus e fantasiosas, baseando-se em sua experiência e naquilo que percebe ao seu redor. Muitas dúvidas persistem entre educadores que procuram associar o jogo à educação: se há diferença entre o jogo e o material pedagógico, se o jogo educativo empregado em sala é realmente jogo e se o jogo tem um fim em si mesmo ou um meio para alcançar objetivos.
Em decorrência, multiplicam-se experências nas quais cordões são empregados para representar elipses e hipérboles, a construção de um sistema articulado tem como suporte brinquedos de costrução tipo Meccano, formas geométricas são construídas com o auxílio de pranchas da Gattegno guarnecidas com pontos sobre os quais sobre os quais se prendem a