Etica
1 - Introdução
Considerando o prestígio que a qualidade tem conquistado nos dias atuais, como qualidade na saúde, meios de comunicação, de vida, pensou-se em discutir a qualidade do ensino e mais precisamente a qualidade do professor.
O educador passa a maior parte do tempo nas escolas, não permitindo a ele pesquisar sobre a qualificação e formas de se qualificar, principalmente porque são a maioria professores aulista que correm de sala em sala e de escola em escola, para garantirem seu sustento , pois dignidade está por buscar. Fez-se este trabalho uma síntese de um pouco do que temos hoje sobre a qualificação do professor .
Para este trabalho, tomou-se como base uma pesquisa bibliográfica que elucidasse os conceitos referentes a formação continuada do professor, confrontando-os numa lógica que melhor retratasse a idéia de qualificação e tratou-se também da política educacional que direciona a qualificação junto a educação.
Num segundo momento, desenvolveu-se uma pesquisa semi-estruturada, com professores da região do Vale do Aço, para descrever a realidade dos mesmos e como está efetivando a qualificação do professor na região.
Durante a análise das entrevistas, teceram-se questionamentos, confrontos entre os processos de qualificação nas três redes de ensino ( estadual, municipal e particular), e colocações atuais dos diversos fatores que envolvem a qualificação.
Seguiu-se com um momento em que descreve-se sobre o professor crítico-reflexivo, um professor intelectual e transformador , capaz de pensar e levar seu aluno a aprender a pensar. Este profissional crítico e reflexivo na sua formação inicial e continuada possui condições de entender seu pensamento e refletir sobre sua prática.
Quando se levanta questões sobre qualificação do professor, surgem enormes complexidades pois,