Pedagogia
Introdução
Resumo
Elaborou-se um levantamento bibliográfico com o propósito de verificar a importância da Brinquedoteca como ambiente mediador de saberes e ensino-aprendizagem. Sendo de inteira necessidade no âmbito educacional, por ser um ambiente acolhedor para o desenvolvimento das habilidades infantis.
Justificativa
O presente trabalho quer alcançar os estudos elencados sobre a importância da brinquedoteca na instituição educacional. A priori de enriquecer o trabalho educativo através de brincadeiras, o uso do lúdico é transformar a sala de aula em um local de participação ativa, respeitando a individualidade ,buscando melhoria das habilidades e a formação do indivíduo como um todo.
Desenvolvimento
O surgimento da brinquedateca em 1934 em Los Angeles, Estados Unidos da America, foi por se constatar que crianças sem condições financeiras roubavam brinquedos. Que tinha por objetivos emprestar brinquedos a essas crianças.
No entanto seu reconhecimento foi em 1960 quando se espalhou por toda a Europa. Em pouco tempo ouve um novo ressignificado e o de emprestar brinquedos para famílias carentes com filhos especiais, pois acreditavam que esses brinquedos estimulariam o desenvolvimento dessas crianças.
O surgimento da brinquedoteca fez com que mais teóricos e pensadores aumentassem suas investigações sobre o lúdico.
Conforme Friedmann (1998, p. 174) "ainda existe, em Los Angeles (E.U. A) a brinquedoteca chamada de 'Toy Loan' ou 'Toy Libraries', com propósito apenas de emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário".
De acordo com Friedrich Froebel- (1782-1852) O Formador de Crianças pequenas, “As brincadeiras são os primeiros recursos no caminho da aprendizagem”.
A efetivação da ação lúdica mundial tornou-se concreta com a criação da Associação Internacional de Brinquedotecas.
No