Pedagogia
1 - Quais os argumentos utilizados pelos autores que justificam a afirmação dos mesmos de que muitos pesquisadores fazem da pesquisa-ação uma glorificação acrítica?
De acordo com o texto o movimento da glorificação acrítica da pesquisa-ação, contribui para o processo de transformação social sabendo-se de sua capacidade de aprimorar a formação profissional; levando também em conta os objetivos que os profissionais adquirem e exercem sobre o conhecimento obtido através da pesquisa-ação.
2 - O que eles definem por pesquisa-ação?
No texto Zeichner e Diniz Ferreira definem o termo pesquisa-ação como um significado bastante amplo, dizendo assim que pesquisa-ação se define como uma pesquisa sistemática feita por profissionais sobre as suas próprias praticas. 3 - Quais argumentos dos autores valorizam a pesquisa-ação?
Os argumentos citados pelos autores que dão ênfase a pesquisa-ação são :
I ) Melhorar a formação profissional, e propiciar serviços sociais de melhor qualidade ;
II ) Potencializar o controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento ou a teoria que orienta seus trabalhos ;
III ) Influenciar as mudanças institucionais nos locais de trabalho desses profissionais ( escola, hospital, agências de serviços sociais, etc ).
4 - Dê um exemplo de um estudo citado no texto que contribuiu para a formação profissional de professores.
A formação docente concentra –se basicamente em cursos de preparação inicial, geralmente baseados em modelos de racionalidade técnica e quando existentes, os programas de formação continuada são normalmente centrados em cursos teóricos e de curta duração .
5 - Cite e explique as três estratégias propostas por Zeichner (1995) para superar a divisão entre pesquisa dos educadores e pesquisa acadêmica.
A 1ª estratégia deforma bem enfática deixa claro que o envolvimento dos pedagogos com o