Diversos
Abdias da Mata Neto
Michelle Cristina Jerônimo
ÁGUA DEIONIZADA
Água deionizada é o processo de remoção total dos íons presentes na água, através de resina catiônicas e aniônicas. É a água que teve sua carga elétrica neutralizada pela remoção ou adição de elétrons. Esse processo remove da água nitratos, cálcio, magnésio, além de cádmio, bário, chumbo e algumas formas de rádio (LOPES, 2003).
A água deionizada é amplamente empregada na indústria química e em produção farmacêutica. Essa água é quimicamente pura, entretanto, facilmente contaminada por bactérias de baixo requerimento nutritivo, tais como: bactérias gram-negativas não fermentativas (LOPES, 2003).
O uso da água deionizada também é utilizada em produtos cosmacêuticos, que fazem tratamento específico para determinados tipos de pele e tipos de lesões específicas. Normalmente, são produtos com maior valor agregado (LOPES, 2003).
Minerais da água
Alguns autores afirmam que os minerais inorgânicos encontrados na água são essenciais para a boa saúde, outros acreditam que os minerais inorgânicos não são realmente absorvidos pelo corpo, e que a melhor maneira de obter os minerais essenciais à saúde (minerais orgânicos, os quais podem ser absorvidos pelo organismo humano e animal) é através de frutas, verduras, carnes e vitaminas (EQA, 2011).
O problema da confiança na sua água para prover os minerais para sua saúde é que é uma proposição “tudo ou nada”. Se você bebe água que contém os minerais que deseja, há também a possibilidade que você esteja consumindo uma centena de outros contaminantes que podem estar presentes na água, tais metais que são danosos, como Cu ou Hg, componentes orgânicos como os organoclorados, trihalometanos (cientificamente reconhecidos como carcinogênicos), produtos radioativos, etc (EQA, 2011).
Recomenda-se remover todos os contaminantes da água e então suplementar a sua dieta somente com os minerais que podem ser absorvidos pelo organismo e