Pedagogia: primeiros anos de vida de um recem nascido
A vida da criança começa intrauterino após as primeiras semanas de gestação, após o nascimento as crianças desenvolvem mecanismos de reflexos protetores, de orientação, de orientação para a alimentação, de sucção, de preensão e o reflexo de impulso, isso já acontece após os primeiros dias de vida de um recém-nascido. Um ponto importante é que o feto com apenas 18 semanas de vida já tem o reflexo de sucção (chupa o polegar).
Para o desenvolvimento psíquico da criança pra se relacionar com o mundo não é necessário o movimento de preensão e sim do movimento de segurar que surge com a excitação do dedinho, o movimento de arrastar e agarrar se formam após o nascimento, mas apenas depois da convivência com adultos e outras crianças são treinado os movimentos.
Os olhos e a audição do bebe começam a funcionar desde o primeiro dia de vida, mas não é perfeito nenhum dos dois, e é após algumas semanas de vida que esses sentidos vão se desenvolvendo rapidamente acontecendo anteriormente do que os movimentos do corpo do bebe, o adulto é o fator principal para o desenvolvimento para a formação dos sentidos da criança. O desenvolvimento do aparelho auditivo é através da maturação do sistema nervoso que e desenvolvido primeiro no cérebro da criança. O choro de uma criança demonstra a expressão natural do sofrimento seja ele por uma dor física ou por um sentimento, já o sorriso demonstra expressões positivas e elas são vistas no final do primeiro mês de vida e no inicio do segundo mês.
2° O PRIMEIRO ANO
No primeiro ano de vida a criança depende inteiramente do adulto para exercer varias funções, como receber do adulto as primeiras impressões táteis e auditivas, e é nesse estagio da vida que a criança começa a interagir com e revelar clara satisfação por uma relação emocional com o adulto, e essas emoções vão aumentando através do tempo de convivência.
Nos 4 e no 5 mês as crianças já fazem seleção para ter uma relação com um