Aleitamento Materno
2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA:
AS VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO.
3 - PROBLEMA: Quais as vantagens do aleitamento materno para a lactante e para o lactente?
4 - HIPÓTESE: O leite materno é um alimento nutricionalmente superior a qualquer outro que possa ser oferecido ao bebê e a amamentação traz inúmeros benefícios para a mãe, entre eles, estão a retração do útero da mulher, perda do peso adquirido durante a gravidez entre tantos outros que serão analisados.
5 - OBJETIVOS:
5.1 - OBJETIVO GERAL: Fortalecer a conscientização da amamentação e disseminar o hábito do aleitamento materno.
5.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO: Fornecer informações importantes para a prática da amamentação, apresentando as vantagens nutricionais, fisiológicas e psicológicas do aleitamento materno até o sexto mês de vida do bebê.
6 - JUSTIFICATIVA:
O presente projeto deve ser implementado com o intuito de conscientizar as mães período de lactação, bem como gestantes e mulheres em geral quanto à importância dos fatores nutricionais, psicológicos e medicinais proporcionados ao bebê para lhe garantir um desenvolvimento saudável e para defesa contra patogenias próprias da idade.
Nesse sentido, a professora Marilene Pinheiro Euclydes ensina que o leite humano, além de se um alimento único é “bem balanceado em termos de macro e micro nutrientes, inclui fatores e protetores e diversas substâncias bio ativas que favorecem a maturação do organismo e o crescimento e desenvolvimento da criança”. (Euclydes, 2005)
Com isso, a comunidade ganha em qualidade de vida dos seus futuros cidadãos, que se tornarão adultos saudáveis, apresentando menor número de doenças haja vista os inúmeros benefícios de proteção imunológica que o leite materno traz para o indivíduo em formação.
O leite humano possui agentes antiinflamatórios, agentes imunomoduladores, além de agentes que favorecem o crescimento e o desenvolvimento pleno da criança, evitando as visitas constantes