pedagogia na tecnologia
Dayanne Alvarenga Borges
A tecnologia, atualmente, esta em todo lugar da sociedade brasileira. Inconscientemente todos os brasileiros utilizam-a no dia-a-dia, e essa utilização de novos instrumentos tecnológicos escolares fornece ao indivíduo a conscientização de seu papel na sociedade e a importância destes para a formação pessoal e cultural. Desta forma, é fundamental que se amplie as habilidades e competências dos discentes, para que possam desenvolver o domínio destas nos mais diferenciados usos no decorrer da vida, visto que esse desenvolvimento pode contribuir para as relações interpessoais do cotidiano e para a visão de mundo que esta em constante evolução.
Assim, a escola enquanto formadora de cidadãos críticos e conscientes, procura aperfeiçoar o educando nas mais variadas habilidades e competências para que possam desenvolver as capacidades de integração e relação na sociedade. Sendo necessário, portanto, trabalhar com conteúdos e atividades ligadas as tecnologias, visto que estas possibilitem ao discente compreender não apenas o contexto escolar, mas também o contexto em que esta inserida e do mundo que o aguarda para um futuro totalmente tecnológico.
Logo percebe-se que a tecnologia tem um papel muito importante na formação do aluno em si, pois logo se vê que as utilizações destes recursos são como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Onde a atualidade em que se viveme depende muito desses recursos, e além desses recursos ser muito rico em informação também ajuda na alfabetização dos alunos que quando escrevem palavras erradas o computador vai mostrar a este aluno que ele escreveu errado e que tem que consertar, dando sugestões de escritas melhores, entre outros recursos que ele tem para melhorar a escrita do aluno.
Portanto, o aluno tem que ter no mínimo uma noção de