Pedagogia Musical: a música no desenvolvimento da psicomotricidade na educação infantil
LAÍS PENTEADO DOS SANTOS SILVA
PEDAGOGIA MUSICAL: A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
VOTORANTIM
2014INTRODUÇÃO
O movimento é visto e percebido desde o nascimento do bebê, porém seus déficits motores necessitam ser observados o quanto antes, assim como o déficit intelectual também. (FERREIRA; RUBIO, 2012) Para detectar déficit na inteligência em período escolar necessita que o professor tenha o olhar atento à todas as crianças, observando as necessidades especiais que se fizerem necessárias, encaminhando-as à atendimentos especializados ou até mesmo em sala de aula, atividades que estimulem o desenvolvimento. A música aparece nesse contexto como uma grande aliada para o desenvolvimento da psicomotricidade, pois trabalha o desenvolvimento psicomotor, estimula os princípios cognitivos e emotivos enquanto a criança canta, dança, ouve música ou participa de jogos musicais.
O objetivo desta pesquisa é demonstrar através de uma pesquisa bibliográfica de diversos pedagogos musicais e suas metodologias, a relação entre a música e/ou educação musical e a psicomotricidade apontando para a importância de seus diversos elementos na faixa etária de 0 a 3 anos, tais como: corpo vivido (sensório motor – até 3 anos), lateralidade, orientação espacial, temporal, desenvolvimento motor, a afetividade e a socialização.
PSICOMOTRICIDADE
Psico = Mente (sócio afetiva, cognitivo)
Motriz = Que faz mover (movimento)
Uma das primeiras definições de psicomotricidade, deu-se em meados do século XIX, a partir de explicações médicas para nomear a região do córtex cérebro que se localizam além das regiões motoras. Portanto com estudos de neurofisiologistas, descobre-se que há diversas funções sem que o cérebro esteja com lesões ou essas lesões não sejam localizadas, e, por diversos outros fenômenos, houve-se a necessidade de