PSICOMOTRICIDADE E A MUSI CA
1
Pontos de interseção
Elcio Naves Rezende*Helenice Maria Tavares**
Marilane Santos***
“Como discurso, a música significativamente promove e enriquece nossa compreensão sobre nós mesmos e sobre o mundo”.
(SWANWICK, 2003, p. 18)
Resumo
Qual a importância da psicomotricidade para a educação musical e da música para a psicomotricidade? Este artigo tem como objetivos demonstrar como a psicomotricidade interage ou pode interagir com a educação musical e como a música é utilizada dentro da psicomotricidade, apontar que os elementos trabalhados na psicomotricidade são necessários para a educação musical; vislumbrar como a música auxilia no trabalho da psicomotricidade; esclarecer como ocorre a formação pessoal do psicomotricista e a necessidade deste método na educação musical. Mediante pesquisa bibliográfica verificou-se que estas duas áreas do conhecimento cooperam mutuamente em todos os aspectos objetivados.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação Musical. Música.
A relação entre a psicomotricidade e a educação musical esteve presente em nossos pensamentos desde o momento em que achamos necessário embrenhar em busca de respostas sobre o mundo dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Não se tinha a compreensão do que vem a ser psicomotricidade e, muito menos, como pode contribuir com o desenvolvimento do ser humano, principalmente, se iniciada na Infância.
Em pesquisa sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras para a
Educação Musical (REZENDE, 2006), pedagogos musicais como Dalcroze, Willems e Orff
1
Trabalho apresentado para conclusão do curso de Especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Católica de Uberlândia.
*
Aluno do curso de Especialização em Psicomotricidade pela