Pedagogia libertadora e libertária
Centro de Ciências Humanas e da Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina: Didática Geral
Professora: Ademilde Sartori
Acadêmica: Maria Claudia Fernandes
Pedagogia Libertária;
Na pedagogia libertária as matérias são colocadas à disposição do aluno, porém não são exigidas. O que é considerado importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo, sendo assim, o método de ensino se dá na vivência grupal, é nas formas de autogestão que os alunos buscarão encontrar as bases satisfatórias de sua própria aprendizagem. O aluno tem liberdade de trabalhar ou não, colocando nas mãos do mesmo tudo que for possível.
Nesta pedagogia o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e ideias, não fazendo do aluno um objeto, ele deve se misturar em grupo para uma reflexão em comum.
O critério de relevância do saber é seu possível uso prático. Por isso mesmo não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem, ao menos não em termos de conteúdo.
Pedagogia libertadora;
A pedagogia libertadora, também denominada pedagogia da libertação, faz parte dos postulados centrais de Paulo Freire, a qual é conhecida e pesquisada em diversas universidades ao redor do mundo.
Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. O termo está também associado à filosofia da libertação, de Enrique Dussel.
Segundo Dussel, o processo pedagógico passa pelo ser humano, que é agente da própria libertação. A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a