pedagogia
Concepção de homem:
Tendência progressista libertadora: Abordagem interacionista.
Tendência progressista libertária :
Tendência progressista "crítico-social dos conteúdos" :
Concepção de conhecimento:
Tendência progressista libertadora:
Tendência progressista libertária : "Conhecimento" aqui não é a investigação cognitiva do real, para extrair dele um sistema de representações mentais, mas a descoberta de respostas às necessidades e às exigências da vida social.
Tendência progressista "crítico-social dos conteúdos" :
Função da escola:
Tendência progressista libertadora: Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação "não-formal". Entretanto, professores e educadores engajados no ensino escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia.
Tendência progressista libertária : A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e auto gestionário.
Tendência progressista "crítico-social dos conteúdos" :A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
Relação Prof. Aluno:
Tendência progressista libertadora: No diálogo, como método básico, a relação é horizontal, onde educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento. O critério de bom relacionamento é a total identificação com o povo, sem o que a relação pedagógica perde consistência.
Tendência progressista libertária :A pedagogia institucional visa "em primeiro lugar, transformar a relação professor-aluno no sentido da não-diretividade, isto
é, considerar desde o início a ineficácia e a