Pedagogia, estrutura e organização da educação brasileira.
Gledis Natalícia Bernardes RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - RELATÓRIO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e Organização da educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor a distância Professor Tutor a distância: Adalgisa Bergamin Diples
Campinas/SP
2013
Resumo
(O resumo consiste na apresentação sintética e seletiva das ideias do texto.)
Ao longo do processo constitucional, de 1823 a 1988, podem-se identificar certos efeitos para a educação na Constituição, pois as sociedades constantemente sofrem mudanças de ordem social, cultural e política. A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da lei de Diretrizes e Bases da Educação, que, por sua vez vinculam-se as diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como as respectivas Emendas Constitucionais em vigor. A partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação percebe-se uma maior participação dos municípios, estados e governo, na efetiva realização do que foi proposta na lei. Cada esfera governamental torna-se responsável pelos níveis de educação existente em nossos pais, que vão desde a educação básica até o ensino superior. Tendo por fins diminuir a evasão escolar e aumentar o numero de alunos.
DESENVOLVIMENTO
Quando falamos em sistema de ensino, nos remetemos ao sistema municipal, federal e estadual e não nos damos conta de que isto é apenas uma parte do todo que compõe a estrutura em si: física social, política e econômica. Embora estruturada fisicamente, com cada esfera governamental cuidando de sua parte, com conceitos da Lei de Diretrizes e Base da Educação bem estabelecida e conhecida, ainda não podemos dizer que possamos alcançar o patamar de países desenvolvidos.
A Lei de Diretrizes e Base da