pedagogia de desporto
Neste presente trabalho, com o seguinte tema clima e optimização das relações interpessoais abordaremos conceitos fundamentais do clima no treino desportivo, sendo exigida um clima no durante treinos desportivos, as metodologia de estudo do clima e optimização das relações interpessoais em Educação Física e Desporto, competências económicas do treinador, entusiasmo e relações com outras dimensões de análise: técnicas de gestão, instrução e de controlo disciplinar. Conjunto das técnicas de ensino que permitem gerir o clima no treino desportivo.
Conceitos Fundamentais sobre o Clima no treino Desportivo
Treino Desportivo
“É a forma fundamental de preparação, baseada em exercícios sistemáticos, representando um processo organizado pedagogicamente com o objectivo de direccionar a evolução do desportista” (Matveiev, 1983).
Uma acção sistemática de treinamento implica na existência de um plano em que se define igualmente os objectivos parciais, os conteúdos e os métodos de treinamento, cuja realização deve desenvolver mediante controlo dos mesmos (Dicionário de Ciências do Esporte, 1992). Bompa (1983), define o Treinamento como uma actividade desportiva sistemática de longa duração, graduada de forma progressiva a nível individual, cujo objectivo é preparar as funções humanas, psicológicas e fisiológicas para poder superarem as tarefas mais exigentes. É vasto o conhecimento desenvolvido sobre o treinamento físico.
Clima e a Optimização das relações Interpessoais
Recomendamos o entendimento dos princípios biológicos que o regem (individualidade biológica, adaptação, sobrecarga, interdependência do volume e intensidade e continuidade/reversibilidade), o domínio dos métodos de treinamento (cargas continuasse descontinuas), e o conhecimento da estruturação e elaboração de periodização (macro ciclo, mesociclo e micro ciclo).
O treinador é uma figura central da prática desportiva, um elemento-chave para o sucesso da experiência desportiva e para o