Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa escrita por paulo freire
Atividade 01
RESENHA DO TEXTO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA EDUCATIVA ESCRITA POR PAULO FREIRE;
QUESTIONÁRIO SOBRE ÉTICA.
Profa. DULCE MARIA PEREIRA
Uberlândia, 16 de Março de 2012
PARTE 01 - RESENHA
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a pratica educativa; 1996; Editora EGA.
Este é um texto onde Paulo freire, nos passa a importância de uma reflexão quanto à formação docente e a pratica educativo-critico e esta reflexão critica sobre a prática se torna uma exigência da relação teórico-prático, sem a qual a teoria pode ir virando blá, blá, blá, e a prática, ativismo. O interesse dele neste texto é alinhar e discutir alguns saberes fundamentais a pratica educativo-critico ou progressista e desta maneira devem ser assuntos obrigatórios à organização programática da formação docente.
Desta mesma forma, o autor começa por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero o objeto por ele formado. Quando se vive a autenticidade, exigida pela pratica de ensinar-aprender participa-se de uma experiência total, deriva, politica, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.
Ensinar exige uma metodologia rigorosa, de tal forma que ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga a produção das condições em que aprender criticamente é possível. É importante o papel do educador por que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. Só na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pensa errado, é quem pode ensinar e pensar certo. Ensinar exige pesquisa, pois, não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino. Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, por isso mesmo pensar certo coloca o professor ou, mais amplamente, a escola, o dever de não só respeitar