Atps
Em economia a lei da oferta e da demanda é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto isto é a procura e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos em função de quantidade e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito a procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
A estabilização entre a oferta e a demanda leva, em primeira análise, a uma estabilização de preço. uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações provocando alterações de preço.
Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.
Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles: * Os desejos e necessidades das pessoas; * O poder de compra; * A disponibilidade dos serviços - concorrência; * Existência de produtos complementares ou substitutos; * A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.
A estabilização entre a oferta e a demanda leva, em primeira análise, a uma estabilização de preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações provocando alterações de preço.
O modelo de oferta e demanda descreve com os preços variam de acordo com o equilíbrio entre a disponibilidade e a procura. O gráfico mostra um aumento na demanda de D1 para D2 e o consequente aumento no preço e na quantidade necessário para se atingir um novo ponto de equilíbrio na curva de oferta (S).
A lei da demanda diz que, regra geral, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado