Pedagogia como ciência
Kenski, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007
O livro possui 141 páginas composto da apresentação, introdução, VI capítulos, um anexo com questões para reflexão, debates e glossário.
Na apresentação a autora relata que escreveu o livro pensando nos jovens leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema, tão atual, da relação entre educação e tecnologias.
Tornado acessível para todos os conceitos e as questões de grande complexidade teórica das duas áreas. (Educação e Tecnologia). Buscando para escrever o livro a opinião de professores e jornalistas em artigos apresentados pela imprensa. Recuperando pesquisas realizadas por ela e outros pesquisadores, relatos de professores e alunos, buscas na internet, buscando também exemplos de iniciativas educacionais que pudessem auxiliar na compreensão de assuntos tão novos.
Partindo da ideia de que o tema “Educação e tecnologia” deveria ser abordado de forma simples, abrangente e esclarecedora, apresentando e refletindo sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação.
Na introdução é relatada a sua experiência ao ligar o computador, se identificar através da webcam e senha de acesso e ser transportada para o ambiente tridimensional interativo em que estuda algo que é comum em vários ambientes educacionais pelo mundo.
CAPÍTULO I- O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
A autora afirma que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana e que o raciocínio usado pelo homem tem garantido um processo crescente de inovações, desde o início dos tempos, fez com que o homem na IDADE DA PEDRA apesar de ser mais frágeis fisicamente diante de outros animais e das manifestações da natureza, a garantia através do uso da água, fogo, e outros materiais a sua sobrevivência e dominação.
Relata que as