Pedagogia Aplicada
Vamos aos factos: hoje foi dia de teste de HGP (História e…) para as turmas de 6º ano. pelas características especiais de uma delas os conteúdos não estão a par e as fichas são diferentes. Na turma, digamos assim, “regular”, o tema era o final do século XIX em Portugal, a implantação da República e as suas principais consequências.
A certa altura da ficha, decidi introduzir o novo conjunto de questões com a frase: «Em 1910, os republicamos conseguem derrubar a Monarquia». Vai daí e com extrema falta de imaginação – provavelmente deveria pedir que eles apenas colorissem as bandeiras da Monarquia e da República – coloco uma daquelas questões velhas, velhas como tudo: «Em que data foi proclamada a República?» e espero que ao ano os alunos me acrescentem o sacramental 5 de Outubro, cuja abordagem em aula teve o momento alto com a cantoria também tradicional de A Portuguesa em som capaz de se fazer ouvir em qualquer extremidade da escola. Uma pessoa pensa que algo terá ficado para além do hino mas engana-se.
Por estranho que pareça, em 14 presentes apenas uma aluna conseguiu indicar a data completa de forma correcta, enquanto dez alunos se enganaram no ano da implantação, que variou entre 199 e 1980.
OK. É nestes dias que um tipo percebe que, provavelmente, provavelmente, a culpa deve ser mesmo