Planejamento de Mídia
Faculdade de Comunicação Social – FAMECOS
Mídia I – 2013/2
Prof. Sílvia Koch
!
!
!
!
!
!
!
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
- SHOPPING TOTAL -
!
!
!
!
!
!
Tomás Bueno e Bruna Steffen.
!
!
!
Porto Alegre
Novembro de 2013
!
!
1. Objetivos
!
O presente trabalho se orienta no sentido de concretizar os seguintes objetivos:
Fortalecer a marca Shopping Total em termos de Top of Mind;
Manter o fluxo de vendas e, se possível, aumentá-lo, gerando maior participação de mercado para o cliente;
Abranger uma faixa de público maior, atingindo não só pessoas de classe C
- que já possuem uma relação com o Shopping Total -, mas também indivíduos de classe B, ou que estejam transitando entre essas duas categorias de público.
!
2. Estratégia
!
O passo inicial para se desenvolver um planejamento de mídia reside na identificação do público que interessa à instituição de cuja campanha será veiculada. Tradicionalmente, o Shopping Total é reconhecido como uma marca voltada a pessoas de classe C.
Como se bem sabe, entretanto, esse é um público de poder aquisitivo crescente¹, o que tem gerado uma preocupação cada vez maior no âmbito mercadológico, sobre como marcas que o tem como alvo devem estabelecer seus elos de comunicação com o mesmo. Levando-se em conta esse contexto “transicional”, que caracteriza uma aproximação gradativa, nos últimos anos, da classe C com a classe B, tornase de extrema importância para o Shopping Total direcionar a campanha aqui em questão para esses dois segmentos, como uma forma de proteger o que é seu, ou seja, manter o público mais fiel ao seu lado, mas também aproveitar a oportunidade de ganhar mais seguidores. Outro fato que merece ser apontado, ainda, diz respeito ao poder de compra das mulheres². Apesar do homem ser quem faz as aquisições mais caras, por consumir muitos produtos eletrônicos e afins³, estudos indicam que o público feminino compra