Pedagoga
O poema fixa também a idéia da dificuldade do homem, seus defeitos, qualidades, saber o que deve ou não fazer. O homem é um ser que só pensa em si mesmo, um preconceituoso que elimina outro a quem considera diferente; tem medo de ajudar e conviver por isso o autor separou a palavra con-viver para mostrar a separação do próximo, mas ao mesmo tempo ele procura ajudar as pessoas e busca a sua própria felicidade.
A política pública ”Humaniza SUS”, prioriza as qualificações do serviço público de saúde, portanto tem caráter humano, respeito e a solidariedade mas à uma controvérsia a rede pública de saúde muitas das vezes se encontra em situações precárias, pacientes tendo um péssimo atendimento e muita das vezes com ações desumanas.
O Poema e o texto faz nos refletir que o homem precisa participar mais das relações da humanidade como diz no poema '' ... Por o pé no chão, no seu coração, experimentar, colonizar, civilizar, humanizar... '', nos objetivos do “Humaniza SUS” busca colocar em prática os objetivos produzindo mudanças no modo de gerir e cuidar, fora esses os três objetivos centrais colocados a nós o último é - ''Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.
Portanto, nos dois textos apresentados o que enfatiza é a humanização, no poema de Carlos Drummond o homem faz uma viagem para descobrir o seu “eu”, já no texto “Humaniza SUS” está destancando a idéia da conscientização humana, que devemos preocupar mais com o ser do que com o ter, porém estaremos contribuindo para um mundo melhor.