Pecuária no Brasil
Apresento a seguir a pesquisa realizada sobre a atividade pecuarista no Brasil, enfatizando a importância do país no mercado mundial, os avanços obtidos ao longo do tempo, os possíveis avanços futuros e a situação atual da produção brasileira.
A Pecuária no Brasil
O Brasil, mesmo sendo um país industrializado, é um dos maiores produtores agrícolas, possuindo cerca de 193 milhões de cabeças criadas em 220 milhões de hectares. Segundo os especialistas esses números podem mudar em breve, tornando a quantidade de cabeças muito maior e diminuindo o espaço no qual são criadas.
A grande variedade de sistemas produtivos em um território tão grande resulta na grande variedade dos produtos. Ou seja, o Brasil consegue atender qualquer mercado do mundo com a sua produção, podendo exportar das carnes mais nobres até cortes de pequeno valor, suprindo qualquer necessidade mercantil relacionada à área em qualquer quantidade.
A pecuária exerce um papel muito importante nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno.
No Brasil, os pioneiros da pecuária foram os senhores da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, utilizando como vaqueiros muitas vezes, mão de obra indígena. Mas após uma grande seca na região nordestina e a descoberta dos minerais preciosos em Minas Gerais, o maior centro de produção pecuarista foi transferido para as regiões Sudeste e Sul, com São Paulo e Rio Grande do Sul em destaque.
Atualmente a produção pecuária de bovinos é partilhada principalmente pelo Centro-Oeste, Sudeste e Sul, cabendo ao Nordeste o predomínio sobre as criações de caprinos e muares. Os ovinos se concentram no Sul, assim como os suínos e aves, no Sudeste e no Sul. No entanto, atualmente o principal centro pecuarista do Brasil é o Mato Grosso, onde há maior rebanho bovino do país.
A tecnologia aplicada à pecuária está cada dia mais presente na produção brasileira. Aliada ao desenvolvimento de pesquisa nacional e