Agricultura e pecuária no brasil
Frente a essa realidade, a integração agricultura pecuária consiste em uma alternativa promissora da produção, favorecendo ao aumento da eficiência de utilização de recursos naturais e a preservação do meio ambiente, além de trazer vantagens sociais e econômicas, como aumento da ainda a oferta de forragem para o período seco do ano e formação de palhada para o Sistema de Plantio Direto, além de resultar em incrementos e aumento da estabilidade de renda do produtor.
Podemos analisar a importância da integração agricultura pecuária através de vários fatores, um deles é a redução dos custos dos estabelecimentos e reforma de pastagens, sendo um dos principais motivos pelo qual a agricultura deve ser associada à pecuária.
Isto não é novo, pois a formação das pastagens após a abertura dos cerrados foi, inicialmente, precedida de culturas anuais. Porém, esta prática não teve a periodicidade e alternância necessária para evitar a degradação do solo.
Agora a novidade é a combinação do Sistema de Plantio Direto com integração e, principalmente, com a rotação lavoura/pastagem. Esse sistema apresenta seus benefícios em áreas onde se associem culturas agrícolas anuais com pastagens e a presença de animais em pastejo. Com os novos conhecimentos em fertilidade do solo e plantas daninhas, tornou-se possível à semeadura de culturas, como soja e milho, sobre pastagens dessecadas, sem preparo de solo. A pastagem contribuiu com a palha e, além de manter o solo coberto, permite que ocorra a adição e aumento no teor de matéria orgânica no solo.
As vantagens que a consolidação da prática de integração lavoura-pecuária