Grupo de fazendeiros faz pecuária do Brasil dar um salto.
TG2014-2
ASSUNTO: Grupo de fazendeiros faz pecuária do Brasil dar um salto.
O texto nos informa que, nos últimos quatro anos, o rebanho brasileiro cresceu 2% enquanto a produção de carne aumentou 20%.
Baseado somente no texto, quais fatores contribuíram para que isso acontecesse?
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA:
Realmente a pecuária de nosso País está atrasada em relação aos países desenvolvidos, com recursos escassos e falta de um auxílio melhor do governo em criar mais estratégias ou facilitar verbas para que o produtor possa investir mais em seu empreendimento.
Porém, nesta publicação apresentada, vemos que com um estudo detalhado do processo, que seja até mesmo copiado de outro país, podemos melhorar nossa produção.
Primeiramente, foi observada uma especialização em cadeia, no qual os produtores subdividiram suas tarefas, onde um cria os animais, outro prepara o animal jovem e por último o que irá conduzir ao abate.
Toda essa cadeia deve-se a uma estratégia onde os produtores podem dar mais atenção ao seu processo visando uma maior qualidade da carne que chega aos frigoríficos que sempre estão mais próximos do último produtor da cadeia.
E o terceiro ponto apresentado foi a genética utilizada. O processo de reprodução dos animais com sêmen de animais de qualidade superior faz com que os novos animais sejam tão bons quantos os já existentes, onde pode ser comercializada uma carne mais adequada e que elevando o consumo finaliza com lucros aos pecuaristas.
Posso concluir que toda essa visão estratégica criada por estes grupos de pecuaristas não só beneficia os produtores, mas também nós consumidores, pois sempre exigimos um padrão de qualidade.